Bem Vindo!

A cooperativa “A Sacavenense” é uma instituição com estatuto de utilidade pública, fundada em 31 de Janeiro de 1900. Na sua génese foi essencialmente formada por sócios que, na sua maioria, eram trabalhadores da Fábrica da Loiça de Sacavém, unidade industrial cerâmica de grande importância no contexto nacional.
“A Sacavenense” teve por objectivo a defesa da promoção dos princípios cooperativistas, para a protecção dos seus associados nas áreas de bens essenciais, mas também na vertente mutualista pois foi criado o Fundo de Auxílio Mútuo, autêntica “Caixa de Previdência”, que muito auxiliou os sócios e seus familiares, quando os mesmos eram vítimas do infortúnio dos acidentes e doenças profissionais.

Ao longo dos seus 109 anos de história, prestou “A Sacavenense” relevantes serviços aos seus associados, sendo portadora de um acervo histórico, cultural e associativo, que muito honra e dignifica os seus associados e a cidade de Sacavém. Ultimamente, no nosso edíficio-sede, a Cooperativa vem desenvolvendo, em benefício dos seus associados, actividades nas áreas de cultura, recreio, desporto, lazer, tempos livres e até formação profissional, colocando as suas instalações e os meios de que dispõe ao serviço dos seus associados e da população em geral.

Actualmente a Cooperativa é um dos principais veículos de dinamização associativa e cultural da nossa cidade, informe-se de todas as nossas actividades no nosso site e aproveite para se tornar um membro participante na intervenção cultural que a Cooperativa propõe.

O passado

A cooperativa “A Sacavenense” nasceu em 31 de Janeiro de 1900, ou seja no início do século XX.
Tem pois a bonita idade de 108 anos. A sua constituição foi obra de umas quantas pessoas – que estão identificadas – que se associaram para defender as ideias do movimento cooperativo, que teve a sua génese em Manchester nos idos anos de 1853.

Ao lermos o texto original da constituição da cooperativa ( acta nº1 ), não podemos deixar de assinalar a emoção própria do sentimento de admiração, homenagem e agradecimento que devemos aos sócios – fundadores desta casa. Mas também de reconhecido agradecimento a todos os sócios – e foram muitos – que após a jornada diária nas fábricas, trocaram as horas de descanso e lazer, pelo trabalho, em esforço, em actividade e inteligência, em benefício do ideal e dos direitos associativos e/ou cooperativos.

Após 112 anos de existência, a Cooperativa “A Sacavenense” representa pois para todos nós associados cooperativistas, e até para outros, um pouco de rico historial do movimento social de Sacavém em especial, e do movimento cooperativo em geral, nomeadamente na vertente da protecção dos direitos do consumidor e do auxílio mútuo na vertente da solidariedade. Menos importante, mas sempre de destacar o valioso património imobiliário construído pela “A Sacavenense” e onde está instalada a nossa sede e ainda recentemente o desenvolvimento e apoio às actividades culturais, sociais e recreativas dos associados.